Aprenda a plantar cebolinha no vaso, seja utilizando mudas que você tem em casa, ou através de mudas da floricultura ou até mesmo cultivar a partir de sementes. Esse texto oferece orientações sobre os cuidados essenciais para garantir um cultivo saudável e soluções para possíveis problemas que possam surgir durante o processo de cultivo.
Se você tem pouco espaço em casa e deseja colher cebolinhas fresca, plantá-las em vaso é um excelente opção.
É possível plantar cebolinhas utilizando as mudas que você já possui em casa, ou comprá-las em floricultura ou até mesmo através de sementes. Elas são fáceis de cultivar e podem até ser usadas como plantas ornamenteis, produzindo lindas flores.
Ficou curioso para saber mais? Então, neste post, vou revelar os segredos para ter essas incríveis cebolinhas em casa.
Qual tipos de cebolinha escolher para plantar?
Existem várias variedades de cebolinhas disponíveis. Por um lado, temos as de folhas espessa e grandes, como as cebolinhas gigantes. Por outro lado, encontramos cebolinhas mais comuns (Allium fistulosum), amplamente encontradas em hortifrútis. Além disso, temos a cebolinha chinesa ou nirá (Allium tuberosum), caracterizada por suas folhas mais achatas. Por fim, na nossa lista temos a cebolinha francesa (allium schoenoprasum), que possuem folhas mais finas.
Qual é o solo ideal para plantar cebolinha?
O solo ideal para o cultivo da cebolinha deve ser leve, não compactado e enriquecido com matéria orgânica. Recomenda-se o uso de húmus de minhoca e esterco de gado curtido para fornecer nutrientes essências às plantas.
Como plantar cebolinha?
Para colher cebolinhas de forma mais rápida, você pode optar por plantar as raízes que já tem em casa ou usar mudas vendidas em lojas. Em média, leva-se de 30 a 40 dias para a colheita. Plantar através de sementes é uma alternativa, porém demora mais tempo.
Ao plantar as cebolinhas, evite enterrar a parte que inicia as folhas, pois pode apodrecer. O ideal é plantar todo o bulbo na terra, utilizando a parte mais arredondada e fazer uma leve pressão no substrato para firmar a muda. Em relação ao espaçamento, é recomendado deixar uma distância de 5 a 8 centímetros entre as mudas.
Além disso, uma dica importante no plantio de cebolinhas é cobrir o solo com folhas secas para manter a umidade e impedir o crescimento de plantas indesejadas que possam disputar nutrientes com as cebolinhas.
Plantar cebolinha em vaso
Para plantar cebolinha em vaso, primeiro adicione argila expandida ou pedras no fundo do vaso, sem seguida, coloque a manta de drenagem, adicione o substrato e depois a matéria orgânica. Certifique-se que o vaso tenha furos para facilitar a drenagem da água.
Plante as mudas que tem em casa
Para aqueles que vão usar as raízes que já tem em casa, siga este passo a passo:
1-Corte as folhas da cebolinhas, deixando uma distância de quatro dedos ou sete centímetro acima de onde as raízes nascem.
2- Destaque as mudas que estiverem unidas e corte alguns centímetros das raízes se estiverem muito grandes.
4- Faça uma cova no substrato e coloque a cebolinha apertando o solo ao redor para que ela se firme.
5-Regue-a e coloque em local ensolarado.
Plantando cebolinhas a partir de mudas da floricultura
Caso você faça através de mudas já compradas em floriculturas, siga essas instruções
1- Divida as touceiras de raízes.
2- Faça pequenas covas e plante as mudas, apertando o solo ao redor.
3- Regue as mudas e coloque o vaso em local ensolarado.
Como ter cebolinhas usando sementes?
Semeie as sementes em uma pequena vasilha. Coloque um pouco de substrato e distribua as sementes, deixando uma pequena distância entre elas. Em seguida, cubra as sementes com uma fina camada de substrato e regue-as levemente para evitar o encharcamento do solo. Para simular um ambiente de estufa, cubra a vasilha com um saco transparente. Após aproximadamente 20 a 30 dias, as mudas começarão a aparecer. Quando atingirem cerca de 10 cm, remova-as para um vaso maior.
Cebolinha prefere sol ou sombra?
As cebolinhas amam ambientes ensolarados. Para que elas cresçam bonitas, forneça pelo menos de quatro a seis horas de sol por dia.
Como regar a cebolinha?
A rega deve ser moderada, mantendo o solo úmido, porém sem encharcá-lo. Se você mora em um local mais quente, talvez seja necessário fazer a rega com mais frequência. Para saber o momento certo de regar, coloque um palito ou o dedo próximo à profundidade das raízes. Se sair seco, é hora de regar.
como colher cebolinha?
Para você colher as cebolinhas e permitir o crescimento de novos ramos, corte as folhas com a ajuda de uma tesoura cerca de 3 dedos acima do solo, na região onde nascem as folhas. Outra forma é retirar as folhas externas, puxando-as para baixo, permitindo o desenvolvimento das folhas centrais para futuras colheitas.
Problemas com pragas na cebolinha
A cebolinha, como qualquer outra planta, esta sujeita a pragas. Caso você identifique que a cebolinha apresenta manchas de ferrugem nas folhas, significa que sua planta foi afetada por fungo. Nesse caso, utilize o cupro dimy e pulverize as folhas, seguindo as orientações do fabricante.
Se as folhas da cebolinha começarem a amarelar, é provável que a planta esteja sem espaço devido ao agrupamento. Nesse caso, corte as folhas amarelas e replante as cebolinhas, separando-as para que se desenvolvam mais saudáveis.
Caso a cebolinha esteja infestada por pulgões, você pode utilizar um inseticida orgânico a base de óleo de nim. Verifique as informações de uso no rótulo do produto. Além disso, se formigas aparecerem no seu cultivo de cebolinhas, uma opção seria utilizar carvão vegetal não utilizado, pois seu cheiro afasta essas pragas indesejadas.
Cebolinha com folhas moles pode ocorrer devido a deficiência de cálcio. Para solucionar esse problema, você pode utilizar adubos ricos em cálcio. Uma opção caseira é colocar casca de ovo, que possui cálcio, para ajudar a cebolinha a ter mais firmeza.
Decoração com cebolinha
Além de sua utilidade culinária, as cebolinhas também podem ser apreciadas como planta ornamentais, proporcionando um toque de beleza à decoração de casa e formando lindos canteiros. Isso ocorre porque no final dos ramos da cebolinha surgem flores.
No entanto, para que essas flores se manifestem, é importante que você não colha as cebolinhas, permitindo que suas folhas cresçam e floresçam. A variedade de cores das flores depende da espécie, com a cebolinha Allium schoenoprasum apresentando flores lilás ou brancas, enquanto a Allium tuberosum possui folhas brancas que lembram estrelas.
Agora que você conhece os segredos de cultivar cebolinhas frescas em casa, aproveite esse conhecimento e comece seu próprio cultivo. 😉