Como plantar tomate em casa do jeito certo e de forma simples

Veja nesse artigo como você pode plantar tomate em casa de um jeito simples e correto. Aprenda desde como fazer mudas até evitar doenças nas folhas e problemas nos frutos.

Como plantar tomate em casa do jeito certo e de forma simples

Já pensou o quão bom seria poder colher tomates frescos diretamente no seu quintal?

A boa noticia é que você pode cultivar esse alimento no espaço que você em casa, seja através de sementes ou mudas já crescidas.

No entanto, apesar de plantar tomate ser uma tarefa relativamente simples, para que eles cresçam bonitos e saudáveis, precisamos seguir algumas orientações como regas e luminosidade, cuidados com pragas e solo, para que você tenha sucesso no cultivo.

Mas toda essa dedicação vale a pena quando vemos nosso lindo tomateiro dando frutos. Por isso, preparei esse conteúdo para que você saiba o que fazer para cultivar tomates em casa.

Veja nesse poste:

Qual tomate escolher para plantar?

O cultivo do tomate em casa vai depender de uma fator importante: o seu tamanho. Tomates com frutas maiores vão exigir muito mais no seu cultivo e demoram mais pra se desenvolverem do que os de espécies com frutos menores, que tem crescimento mais rápidos. Para quem busca por praticidade, você pode optar por escolher tomates cereja. O tomate cereja requer menos cuidados, pois costuma ser bem mais resistente a variações de temperatura e umidade, além de nascer com facilidade.

Como cultivar tomates em casa?

Para plantar tomates em casa, uma excelente opção é fazê-lo em vasos, pois você tem mais controle sobre as condições de cultivo, como o quantidade de luz solar que a planta recebe, a umidade e o tipo de solo. Coisa que você não teria se estivesse plantando diretamente na terra. Por exemplo, em períodos de intensas chuvas, o solo ficará muito encharcado e isso pode prejudicar o crescimento do frutos e fazer com a planta fique mais propensa a pragas. Com o plantio em vaso, você tem mais controle com a da quantidade de água que a planta recebe, podendo transportá-la para outro ambiente.

Plantar tomate através de sementes

Você pode plantar tomates através de sementes compradas em lojas de jardinagem ou retirá-las do fruto que você já tem em casa.

Caso você faça o plantio com as sementes do tomate que tem em casa, você vai cortar o fruto, depois retirar as sementes e colocá-las no sol pra secar. Isso ajuda a retirar a viscosidade das sementes, o que facilita na hora de plantar.

Para que as sementes germinem mais rápido, você pode fazer um pequena estufa usando apenas um recipiente transparente ou vaso que você tenha em casa.

Coloque um pouco de substrato, despeje as semente e as espalhem, depois cubra novamente com um pouco mais de substrato e regue-as levemente, deixando o solo úmido e, por fim, cubra com saco transparente, ou se o recipiente tiver tampa, é só tampar.

Deixe em um local que tenha bastante luz, mas que não peguem sol direto e faça as regas regulamente, deixando o solo levemente úmido. Você pode usar tanto um recipiente com furos ou sem. O que você deve se atentar nesse processo é com a quantidade de água. Evite deixar o solo encharcado, use preferencialmente um borrifador.

Plantar tomate através de mudas

Outra opção é comprar mudas saudáveis direto de um fornecedor ou fazer suas próprias mudas em casa. Para isso, o ideal é que você faça a retirada da muda com a ajuda de uma tesoura para evitar que a planta se rasgue. Retire as folhas, de preferência os ramos grandes localizados na parte inferior da planta, depois é só deixá-la enraizar na água. Em até 15 dias, é possível ver as raízes se desenvolvendo e, quando elas já estiverem com 5 cm de comprimento, você já pode transferi-la para um vaso.

Tamanho do vaso para plantar tomate

Os tamanho do vaso vai depender da quantidade de mudas e do tipo de tomate que você quer plantar.

Você pode começar utilizando vasos menores, como por exemplo, de três litros, e conforme a planta for se desenvolvendo, pode ser que as raízes não tenham tanto espaço. Por isso, o ideal é fazer a troca por vasos maiores, como os de 7 ou 8 litros. Para o cultivo do tomate em vaso, siga as etapas a seguir:

  • Coloque argila expandida.
  • Em seguida, coloque a manta de drenagem.
  • Coloque o substrato e misture o composto orgânico.
  • Selecione as mudas e retire as bolas de raízes com cuidado do antigo vaso e plante-as no novo vaso.
  • Regue-as e coloque em um local com bastante incidência de sol

À medida que o tomateiro cresce, você pode colocar uma estaca no local onde a planta está inclinando e amarrar sem pressionar o caule contra a madeira, ou usar uma treliça.

Temperatura e luminosidade

Para que o tomate prospere adequadamente, é necessário ter cuidados com a temperatura do local onde ele está sendo cultivado e a incidência de luz que ele recebe. Apesar de o tomate gostar de bastante sol, climas muito quentes podem fatigar a planta, enquanto temperaturas muito baixas, podem prejudicar seu florescimento. Portanto, o ideal é o cultivo em temperaturas entre 22 a 30 graus Celsius.

Para regiões onde o clima é muito quente, recomenda-se manter as regas mais frequentes para que a planta não sofra tanto. Além disso, é preciso que a planta receba de 6 até 10 horas de sol, se possível, para seu bom desenvolvimento.

Solo para o cultivo de tomate

O solo para o cultivo do tomate precisa ser leve, não compactado e com uma boa umidade, além de possuir nutrientes para que a planta cresça. Você pode utilizar substrato ou terra vegetal vendidos em floriculturas ou fazer sua própria terra de plantio.

Rega

O tomate gosta de terra úmida, no entanto, é importante evitar solos encharcados. Isso é muito prejudicial para a planta, principalmente se ele já estiver dando frutos. Solo muito úmidos pode fazer com que a planta perca os frutos e favoreça o aparecimento de fungos. Além disso, evite molhar as folhas durante a rega, preferencialmente coloque água somente no solo.

Adubação do tomateiro

A quantidade de adubo dependerá do tamanho da planta e do vaso em que o tomateiro esta sendo cultivado. O ideal é fazer essa aplicação quando a planta é pequena para garantir seu bom desenvolvimento.

Um dos nutriente mais importantes para o tomateiro é o cálcio. Ele auxilia a planta a obter maior resistência, evitando que alguns insetos e pragas danifiquem seus frutos e folhas. Além disso, o cálcio contribui para equilibrar a absorção de água, prevenindo o apodrecimento do frutos.

Você pode optar pelo bokashi e húmus de minhoca, disponíveis em floriculturas, aplicando-os pelo menos uma vez ao mês. Outra opção é aproveitar um ingrediente que você já tem em casa, como cascas de ovo, e utilizá-lo a cada duas semanas.

Poda do tomateiro

Fazer a a poda no tomateiro é importante, pois a retirada dos galhos que a planta não necessita permite que a maior parte dos nutrientes sejam direcionados aos frutos, ajudando no seu bom desenvolvimento.

Aprenda como cultivar tomates em casa e como fazer a poda.

O ideal é que você retire os galhos inferiores e aqueles conhecidos como “chupões” ou “sugadores”, que são os pequenos ramos que nasce entre os galhos maiores e o caule. Faça a poda com a ajuda de uma tesoura de poda ou faca esterilizada. Evite arranca os galhos com a mão, pois isso pode machucar a planta.

Quanto tempo demora para colher tomates?

Os frutos do tomate amadurecem de baixo para cima e o tempo para esse processo vai depender do tipo escolhido. Em média, o tomateiro pode demorar de 3 a 6 meses para dar frutos.

Problemas no tomate e como solucionar

Alguns problemas podem ocorrer com seu plantio de tomate se as condições de cultivos não forem adequadas. O ideal é tomar os devidos cuidados antes que o problema apareça, ainda quando a planta é pequena, para que você não venha a perde a sua produção.

Rachaduras no tomate

As rachaduras no tomate geralmente é causado quando a fruta se incha de água em um curto período de tempo. Isso pode ocorre após períodos de chuva intensa ou por excesso de rega. Para evitar essa situação, evite deixar o solo encharcado. Caso o local onde você cultive o tomate seja ao ar livre, opte por espécies que costumam ser mais resistentes a variações de calor e umidade como, por exemplo, o tomate cereja. Ou prefira cultivar em vasos, onde você pode transportar a planta para evitar que ela receba muita água da chuva.

Tomate com frutos podres

Outro problema é a podridão do fruto, que se caracteriza por manchas escuras na fruta e deformidades. Sua causa está relacionada com solo pobre em cálcio ou quando existe excesso hídrico, ou seja, exagero nas regas ou períodos chuvosos, podem favorece a não absorção do cálcio pela planta. Para evitar esse problema, certifique-se que o solo seja adubado com quantidade de cálcio suficiente, pois isso ajuda a controlar o nível de água que a planta absorve da terra, permitindo que seus frutos retenham a água necessária para que eles não apodreçam.

Fungos nas folhas do tomate

O excesso de umidade pode favorecer também o surgimento de fungos. Caso isso aconteça, retire as folhas afetadas o quanto antes. Essa é um que condição que pode devastar seu cultivo, portanto, o mais recomendado é que você faça a prevenção através da pulverização de fungicidas comprados em lojas especializadas ou utilize uma mistura caseira com 50 ml de leite integral e adicione a meio litro de água. Borrife por toda a planta pelo menos vez por semana.

Lagartas no tomate

O tomateiro também pode ser acometido por lagartas, formigas e caracóis. Uma dica caseira para evitar que sua planta seja infestada é usar carvão vegetal no solo, desde que não tenha sido utilizado anteriormente.

Conclusão

O cultivo de tomates em vasos pode ser uma ótima opção para quem tem espaço limitado ou deseja ter uma horta em casa. Com os cuidados necessários, você pode obter uma colheita satisfatória de tomates saborosos e saudáveis.

🙂

Leave a Comment