Ter um jardim simples e barato em nossa casa vai além de apenas ter um espaço com plantas. Queremos criar um ambiente visualmente agradável e que chame a atenção de quem observa. Mas será que é possível alcançar esse objetivo com pouca verba?
A resposta é sim, desde que estejamos ciente de alguns pontos que podem economizar na construção do nosso jardim. Portanto, nesse artigo, analisaremos os fatores que encarecem um jardim e descobriremos como você pode ter um de maneira econômica.
Elementos que encarecem o seu jardim
Alguns elementos separados podem não ter um alto custo, mas quando somados, contribuem para aumentar o valor final do projeto. Por isso, é fundamental planejar antes de começar. Isso nos ajuda a definir o tipo de jardim e os elementos que vamos utilizar. Com uma lista dos itens que irão compor o jardim em mãos, é possível fazer uma pesquisa de preço nas lojas da região e na internet.
Além de economizar no bolso, essa pratica nos permite poupar tempo!
Tamanho do jardim
Quanto maior for a área que você deseja transformar em um jardim, maior será o custo. Isso se deve ao aumento da quantidade de substrato que vamos utilizar e a quantidade de plantas necessárias para preencher esse espaço.
Elementos decorativos
O uso de vasos grandes e modernos chama a atenção e confere um toque sofisticado ao jardim. No entanto, esses item podem encarecer o projeto. Além disso pedras de qualidade, como pedriscos e pedras brancas, estatuetas, fontes d’água e móveis contribuem para aumentar os custos.
Escolha das plantas
Quando se trata de plantas, é natural que desejamos as mais bonitas e diferentes. No entanto, quanto mais chamativa elas forem, maior será o preço. Plantas exóticas, de porte alto e espécies raras, tendem a ser mais caras.
Além disso, se o projeto exigir um espaço maior, será necessário utilizar mais plantas para preencher a área, o que aumentará o custo do projeto.
Mas não se preocupe, mais adiante darei dicas de como a utilização de algumas plantas pode deixar seu projeto mais barato.
Como ter um jardim gastando pouco?
Agora que entendemos os elementos que podem encarecer o projeto, vamos descobrir algumas dicas para criar uma jardim simples e barato.
Plantas de baixo custo
Para montar um jardim econômico, é possível usar as plantas ao nosso favor. Para isso, podemos:
1- Optar por plantas que crescem mais rápido, como a moréia, palmeira areca e podocarpo ou plantas jovens. Essas plantas exigem menos cuidados durante o cultivo na floricultura, reduzindo seu valor de venda final.
2- Utilizar plantas mais resistentes, pois demandam menos gastos com adubação, regas e preparo do solo.
3- Escolha plantas volumosas, pois necessitarmos de poucas mudas para preencher o espaço, evitando a necessidade de outros plantas e outros elementos. Algumas opções de planta que proporcionam volume ao jardim são: íris, lambari, aspargos, dionela, ou bambuza.
4- Aproveitar plantas que já temos em casa ou obter novas plantas por meio da propagação de mudas.
Observação: As plantas listadas nesse artigo como opções para jardins econômicos, que crescem mais rápido e tem porte volumoso, podem variar em preço de acordo com a região, época de compra e tamanho da muda.
Reaproveitar materiais
Podemos utilizar itens que já possuímos em casa, adquiri elementos de baixo custo ou reciclar. Você pode optar por utilizar paletes na parede e exercitar sua criatividade para criar vaso com garrafas, pneus ou até mesmo comprar vasos mais baratos e customizá-los.
Espero que essas dicas o inspire a criar seu jardim simples e barato em sua casa. Continue acompanhando nosso blog para saber mais sobre dicas de jardim, cuidados e decoração com plantas. 🙂