8 maneiras de economizar ao comprar plantas

Veja como você pode economizar ao comprar plantas para sua casa.

Economizar ao comprar plantas é fundamental para quem deseja cultivar um jardim ou adicionar um toque de cor à sua decoração sem comprometer o orçamento.

Há inúmeros benefícios de ter plantas em casa, que vão desde adicionar beleza até melhor a nossa qualidade de vida. No entanto, ao fazer uma pesquisa rápida na internet procurando algumas espécies, você pode se assustar com os preços.

Mas não se preocupe, felizmente existem maneiras inteligentes de adquiri-las e ainda poupar! Para que você saiba todos os segredos para economizar ao compra plantas, preparei esse artigo com algumas dicas valiosas para te ajudar a ter plantas em casa sem comprometer seu orçamento.

1- Pesquise sobre a planta antes de comprar

Antes de comprar qualquer planta, é fundamental pesquisar suas características e necessidades de cuidado. Considere não apenas o preço, mas os custos de manutenção associados para mantê-las bonitas. Algumas plantas exigem mais cuidados com adubação e substrato adequado para seu cultivo. Além disso, é importante verificar se seu ambiente possui uma condução de luz adequada, se a planta precisa de sol, sombra ou meia sombra. Assim, você evita ter um custo ao comprar uma planta cujo local de cultivo não favorece seu desenvolvimento. Opte por plantas resistente e de fácil manutenção, como jiboia, comigo ninguém pode e areca bambu.

2- Plantas jovens ou de tamanhos menores

O preço das plantas geralmente está atrelado aos custos de cuidado e o seu porte. Por isso, uma maneira interessante de economizar é comprar plantas jovens ou de tamanho menor. Isso porque os produtores têm menos custos com cuidados como regas e adubações, o que torna a planta mais acessível.

3- Compre em grandes quantidades

Comprar plantas no atacado pode ser uma excelente estratégia para quem quer economizar. No entanto, essa seria uma opção para quem deseja montar um jardim, pois quanto mais quantidades você comprar, maior será o desconto pela unidade.

Por outro lado, existe outra possibilidade para quem não deseja fazer um jardim completo: utilizar plantas como lembrancinhas para presentear seus convidados em festas de aniversário, casamentos dentre outros eventos especiais. Além de presentear, você também pode ficar com algumas mudas. Algumas opções de mudas usadas como lembrancinhas são suculentas e cactos, plantas aromáticas e ervas

Pesquise por atacadistas locais, feiras e eventos agrícolas. Verifique a possibilidade de comprar diretamente do produtor. Assim, você pode negociar e conseguir bons preços.

4- Faça suas próprias mudas

Para economizar ainda mais, considere fazer suas próprias mudas através da propagação de plantas que você já possui ou através de familiares, amigos ou vizinhos. Fique atento se a planta que você deseja pode ser multiplicada através de partes dos caule ou divisão de touceiras. Através da produção de suas próprias mudas você economize dinheiro, pois não vai precisar comprar novas plantas.

5- Utilize semente

Cultivar plantas por meio de sementes é uma maneira mais em conta do que optar por plantas já crescidas. Você pode adquiri as sementes em lojas da sua região ou online. No entanto, mesmo que essa forma seja uma das mais econômicas, ela costuma demorar mais para que você tenha uma planta desenvolvida.

6- Compare preços

Faça uma pesquisa de preços nas floriculturas ou feiras da sua região e também em sites online para descobrir as melhores ofertas. Com o crescente número de pessoas cultivando plantas em casa, muitos sites online estão vendendo plantas pela internet, o que facilita a pesquisa em diversas lojas e possibilita comparar e encontrar preços mais acessíveis.

7- Escolha plantas adaptadas a região ou que estão na estação certa

Pesquisar por plantas nativas ou adaptadas a sua região pode te ajuda a economizar não somente no ato da compra, mas a longo prazo. Plantas adaptadas ao seu clima são mais resistentes, possuindo menos riscos de pragas, doenças e problemas de desenvolvimento, o que ajuda a economiza nos cuidados a longo prazo. Além disso, os cuidados com essas plantas nos viveiros costumam ser menores, o que ajuda a baratear o preço.

Há épocas em que os preços podem estar mais baixos, como na estação certa de desenvolvimento da planta. Isso porque existe uma maior quantidade de oferta dessa planta no mercado, e os produtores costumam ter menos problemas e custos com esses tipos de planta, o que faz com que os preços tendam a cair.

8- Compre em promoções

Algumas lojas de jardinagem costumam fazer promoções em datas comemorativas, o que é uma excelente oportunidade para conseguir um bom preço. Outra forma é procurar plantas com algum problema de desenvolvimento. Lembre-se de priorizar plantas saudáveis, mas se seu orçamento estiver baixo, pode ser uma opção adquiri essas plantas e, talvez, com alguns cuidados, elas voltem a ter o vigor de antes.

Além disso, fique atento se as lojas possuem cupons de desconto ou programas de fidelidade, o que também ajuda você a economizar na compra de plantas.

Essas foram as estratégias para comprar plantas com preços mais acessíveis. Continue acompanhando o blog para conferir mais dicas sobre plantas. 😉

Veja:

Jardim simples e barato: Como transformar a casa gastando pouco

Leave a Comment